Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica Livro 1

Neste volume estão onze histórias, de Machado de Assis, o maior nome da literatura nacional, até o desconhecido Ricardo Teixeira. De 1882 a 1997 — mais de cem anos de ficção científica feita por brasileiros, demonstrando que o gênero teve e tem um papel na representação da “experiência brasileira”, e merece um lugar no cenário das letras nacionais.

São histórias variadas em tom e atmosfera, que dão conta da diversidade temática e de estilos da ficção científica, e do seu potencial para combinar-se com outras formas e perspectivas, literárias e científicas, recriando-se infinitamente. A Literatura da Mudança irá abraçar, mesmo no Brasil, as transformações que a farão avançar pelo novo século e a um novo universo de percepções e sensibilidades, que cabe a ela mapear.

Apesar da diversidade que marca a antologia, o medo da guerra atômica e do pós-holocausto formam um certo núcleo temático, definindo um dos aspectos centrais da ficção científica brasileira da década de 1960, no auge da Guerra Fria.

A ficção científica espacial também está presente, assim como histórias de contatos com alienígenas, mostrando que nossos autores não se furtaram a escrever uma FC mais característica. A postura pacifista, a crítica ao consumismo, o comentário sobre o próprio ato da escrita e a sátira dos clichês, a fusão com outras tradições brasileiras, estão presentes nos onze contos da antologia.

A primeira antologia retrospectiva da ficção científica brasileira, a primeira a propor um conjunto de contos-referência para o gênero no Brasil.

Mais Informações
Páginas 200
Outros Formato: 21x14 cm - 200 páginas PB em papel off-set 75 g/m², PB - Capa: Cartão 250 g/m², 4 cores, laminação brilho, com orelhas - Acabamento: Brochura - 1ª edição/2007 - Idioma: Português.

Fazer um comentário

Seu Nome:


Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim           Bom

Digite o código da imagem: